O sistema Gourmet não é um sistema de escrituração fiscal e sim um sistema para gestão e controle gerencial da operação e dos processos de negócio da empresa;
O Sped fiscal é apenas uma parte da escrituração da empresa, o Gourmet ao emitir os documentos fiscais de venda e importar os documentos fiscais de compra consegue gerar uma parte do Sped que seria justamente os documentos de entrada e saída fiscal completos. Podendo ainda incluir o registro C170 que é o detalhamento dos itens de cada um desses documentos de entrada e saída.
Por não ser um sistema de escrituração fiscal, o Gourmet não vai apurar o valor de ICMS devidos no arquivo Sped. Esta apuração deve ser realizada pelo sistema de escrituração do contador do cliente, podendo utilizar o arquivo do Gourmet como base para facilitar a importação, ajustes e apuração do arquivo Sped final.
OBS. O Arquivo Sped gerado pelo Gourmet não poderá ser importado diretamente no PVA porque:
1. Gourmet não apura o ICMS e IPI;
2. É necessário realizar correções nos registros movimentados pelo cliente, principalmente relacionados as notas de entrada;
Como o contador é o responsável por validar as informações do Sped e transmitir o arquivo final pelo PVA; o cliente realizando tal processo apenas agiliza e facilita o trabalho do contador, visto que todas as notas corretamente apuradas e importadas no sistema de escrituração da contabilidade, apenas será necessário as correções antes da geração do arquivo final.
Mais duvidas consulte:
Diferença entre Sped Fiscal e Contribuições