COMO INDICAR UM CFOP CORRETO NAS COMPRAS E ENTRADAS


Normalmente, ao realizar uma Compra de mercadorias, na Nota Fiscal enviada pelo seu fornecedor, o CFOP constante começa com o dígito 5 ou 6.


Mas, ao tentar indicar este CFOP no momento de cadastrar esta Nota no Sistema, o CFOP da Nota Fiscal não é aceito. Isto ocorre por que o CFOP segue uma lógica onde:


Quando iniciado com os dígitos 5 ou 6 (Ex: 5.102, 6.101, 5.101), indica que a operação efetuada é uma Saída. Quando seu fornecedor gerou esta nota fiscal, ele estava realmente realizando uma operação de saída. Logo, o CFOP realmente deve começar com um destes dois dígitos.


Mas, quando você vai realizar o cadastro no sistema, está realizando uma operação de Entrada. Visto que é uma operação de Entrada, o CFOP que você deverá indicar deve começar com 1 ou 2. (Ex: 1102, 2101, 1101). Exemplo:


Seu fornecedor lhe fez uma venda, indicando o CFOP 5.102 na nota fiscal. Ao realizar a Entrada, você provavelmente indicará o CFOP 1.102.


Uma outra questão importante é a variação entre 1 e 2 / 5 e 6.


Nas Entradas, deve-se usar:


1 quando o endereço do seu Fornecedor é do seu Estado (UF) - Ex: Você se encontra em RS e seu Fornecedor também.

2 quando o endereço do seu Fornecedor é de fora do seu Estado (UF) - Ex: Você se encontra em RS e seu Fornecedor em SP.


Nas Saídas, deve-se usar:


5 quando o endereço do seu cliente é do seu Estado (UF) - Ex: Você se encontra em RS e seu cliente também.

6 quando o endereço do seu cliente é de fora do seu Estado (UF) - Ex: Você se encontra em RS e seu cliente em SP.


ATENÇÃO: Não é sempre que, se na nota de compra consta o CFOP 5.102, você deve usar 1.102. Para garantir a informação do CFOP correta, consulte seu contador.


Para consultar a lista completa de CFOP, clique aqui.